Essa reportagem de Mônica Krausz para a revista Educação, trás uma discussão sobre as práticas interdisciplinares, citando como exemplos algumas escolas que estão tentado colocar em prática em seus currículos uma prática interdisciplinar. A autora questiona se "essas e outras práticas são realmente interdisciplinares? Questiona também o que, efetivamente, caracteriza a interdisciplinaridade? No plano acadêmico, o Brasil assistiu às etapas de conceituação e discussão metodológica a partir da década de 70. Mas, mesmo assim, até hoje muitas das práticas ditas "interdisciplinares" são, do ponto de vista teórico, muito mais próximas do conceito de multidisciplinaridade do que de inter ou transdisciplinaridade. Ou seja, até aproximam disciplinas em torno de um tema, mas não dialogam, não inter-relacionam seus conteúdos e não levam o aluno a estabelecer relações em sua aprendizagem".
Vale a pena conferir na integra essa discussão a cerca das formas de organização escolar e saber um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de se adotar uma ou outra prática.
Onde as disciplinas se encontram
Muito falado mas pouco executado, o método de ensino interdisciplinar ainda luta para romper a barreira dos preceitos educacionais positivistas; experiências mais radicais estão presentes em algumas escolas brasileiras |
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REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 132