quinta-feira, 21 de março de 2013

As vantagens e desvantagens no uso de ferramentas Assíncronas e Síncronas no ensino/aprendizagem online.


As autoras apontam para alguns aspectos no que concerne ao uso de ferramentas no ensino-aprendizagem online que muitas vezes podem ser positivos pra uns, mas negativo para outros usuários.
As vantagens e desvantagens apresentadas, dependendo da experiência formativa de cada um, estão relacionadas com as ferramentas síncronas e assíncronas:

Ferramentas síncronas:
 Vantagens
-Todos podem acessar ao mesmo tempo.
-O estudante pode ter um feedback imediato às suas intervenções.

Desvantagens
- podem falhar a qualquer momento.
-Se o sistema falhar se perde a oportunidade de se desenvolver a atividade ou de se obter a informação transmitida.
-Determina o acesso de todos os participantes ao mesmo tempo.
- O professor pode se sentir pouco motivado, as vezes  por não dominar os conteúdos ou não ter as competências técnicas relacionas as tecnologias para desempenhar bem o seu trabalho.
- Maior dificuldade em controlar as intervenções dos participantes.

Ferramentas Assíncronas:
Vantagens
 O estudante tem a possibilidade de acessar a ferramenta no momento em que lhe apetecer.
- Não perde a oportunidade de concluir a atividade se o dispositivo falhar pois as mensagens ficam armazenadas.
- Mantem as mensagens registradas.
- Permite ao e-formador controlar as intervenções dos participantes.
- Permite que o aluno faça uma reflexão mais aprofundada sobre o conhecimento adquirido antes de iniciar a atividade proposta.

Desvantagens
- O sistema pode falhar a qualquer momento.
- Nem sempre o feedback necessário é dado.
- O professor pode se sentir pouco motivado, as vezes  por não dominar os conteúdos ou não ter as competências técnicas relacionas as tecnologias para desempenhar bem o seu trabalho.
- Ausência de pistas paralinguísticas, o que dificulta ao e-formador fazer uma boa interpretação da mensagem recebida.
As autoras finalizam o texto ressaltando que tanto no ensino presencial quando no ensino a distância pode haver obstáculos com relação  as ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Referência Bibliográfica:
Pessoa, T., Barreira, C., Santos, T. & Póvoa, L. (2008, Setembro). A tutoria online. Comunicação apresentada no Colóquio sobre Questões Curriculares- Florianópolis.