As
autoras apontam para alguns aspectos no que concerne ao uso de ferramentas no
ensino-aprendizagem online que muitas vezes podem ser positivos pra uns, mas
negativo para outros usuários.
As
vantagens e desvantagens apresentadas, dependendo da experiência formativa de
cada um, estão relacionadas com as ferramentas síncronas e assíncronas:
Ferramentas síncronas:
Vantagens
-Todos
podem acessar ao mesmo tempo.
-O
estudante pode ter um feedback imediato às suas intervenções.
Desvantagens
-
podem falhar a qualquer momento.
-Se
o sistema falhar se perde a oportunidade de se desenvolver a atividade ou de se
obter a informação transmitida.
-Determina
o acesso de todos os participantes ao mesmo tempo.
- O
professor pode se sentir pouco motivado, as vezes por não dominar os conteúdos ou não ter as
competências técnicas relacionas as tecnologias para desempenhar bem o seu
trabalho.
-
Maior dificuldade em controlar as intervenções dos participantes.
Ferramentas Assíncronas:
Vantagens
O estudante tem a possibilidade de acessar a
ferramenta no momento em que lhe apetecer.
-
Não perde a oportunidade de concluir a atividade se o dispositivo falhar pois
as mensagens ficam armazenadas.
-
Mantem as mensagens registradas.
- Permite
ao e-formador controlar as intervenções dos participantes.
-
Permite que o aluno faça uma reflexão mais aprofundada sobre o conhecimento
adquirido antes de iniciar a atividade proposta.
Desvantagens
- O
sistema pode falhar a qualquer momento.
-
Nem sempre o feedback necessário é dado.
- O
professor pode se sentir pouco motivado, as vezes por não dominar os conteúdos ou não ter as
competências técnicas relacionas as tecnologias para desempenhar bem o seu
trabalho.
-
Ausência de pistas paralinguísticas, o que dificulta ao e-formador fazer uma boa
interpretação da mensagem recebida.
As
autoras finalizam o texto ressaltando que tanto no ensino presencial quando no
ensino a distância pode haver obstáculos com relação as ferramentas utilizadas no processo de
ensino-aprendizagem.
Referência
Bibliográfica:
Pessoa, T.,
Barreira, C., Santos, T. & Póvoa, L. (2008, Setembro). A tutoria online. Comunicação apresentada no Colóquio sobre
Questões Curriculares- Florianópolis.