José Manuel Moran
- A avaliação deve constituir uma oportunidade real de demonstrar o que os sujeitos sabem e como o sabem.
- Com os erros também se aprende quando a correção informa, significativamente, sobre as suas causas, transformada, ela mesma, em texto de aprendizagem.
- Se o que realmente importa é que o aluno aprenda, a avaliação seria um bom momento para comprovar que a aprendizagem já aconteceu.
- Nesse contexto, a correção participada pode ser entendida como continuação, agora por esse meio, de tipo reflexivo e contrastado, da ação encaminhada à aprendizagem compreensiva, que será sempre, em todos os casos, aprendizagem significativa.
- Formular perguntas que estimulem a inteligência e que coloquem à prova o conhecimento é a essência da arte do ensino, que repousa, segundo Kamii (1979) "em compreender quando formular uma boa pergunta que estimule o estudante a avançar até os níveis mais altos do pensamento e quando abster-se de fazer perguntas".
- Quando os professores exercem o papel de avaliadores, devem estar dispostos a aprender com os alunos, e não só limitar-se a ensiná-los.
- O êxito de quem aprende deve ser motivo de satisfação para quem ensina.
Segue abaixo alguns vídeos interessantes e engraçados sobre o tema avaliação.
É só clicar no título para assistir. Divirtam-se!!!!
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