A teoria de Vygotsky parte de uma perspectiva sociocultural, ou seja, liga o desenvolvimento cognitivo à cultura. Os psicológos de hoje reconhecem que a cultura da criança modela o desenvolvimento cognitivo, determinando o que e como a criança vai aprender sobre o mundo.
Um dos principais porta-vozes da teoria sociocultural (também denominada sócio-histórica) foi Vygotsky, as traduções recentes de seus trabalhos mostram que ele oferecia uma alternativa a muitas das ideias de Piaget.
Vygotsky sugeria que o desenvolvimento cognitivo depende muito mais das interações com as pessoas do mundo das criança e das ferramentas que a cultura proporciona para promover o pensamento. Para ele, as crianças aprendem não por meio da exploração solitária do mundo, mas se apropriando ou "tomando para si" os modos de agir oferecidos por sua cultura.
A Teoria Sociocultural enfatiza o papel dos diálogos cooperativos entre as crianças e os membros mais instruídos da sociedade no desenvolvimento. As crianças parendem a cultura de sua comunidade (formas de pensar e se comportar) por meio dessas interações.
Na teoria de Vygotsky, o sistema simbólico mais importante para a promoção da apresndizagem é a linguagem.Vygotsky deu mais ênfase do que Piaget ao papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo. Na verdade, Vigotsky acreditava que a linguagem, sob a forma da fala individual (falar consigo mesmo) orienta o desenvolvimento cognitivo. Para ele as crianças estão se comunicando - elas estão se comunicando consigo mesmo para orientar seu comportamento e pensamento. Devemos observar que Piaget aceitou muitos argumentos de Vygotsky e veio a concordar que a linguagem podia ser usada tanto de forma egocênctrica como para a solução de problemas.
Segundo Vygotsky, muito da aprendizagem infantil é assistida ou mediada pelos professores e pelas ferramentas de seu ambiente, e a maior parte dessa orientação é comunicada pela linguagem. Para ela a interação social era mais do que um método de ensino, ela era a origem dos processos, mentais superiores, tais como a solução de problemas. Ele pressupunha que cada função do desenvolvimento cultural de uma criança aparece dua vezes: primeiro no nível social e depois no individual.
Existem pelo menos três modos das ferramentas culturais serem passadas de um indivíduo para outro - a aprendizagem imitativa, a aprendizagem instruída e a aprendizagem colaborativa. As ideias de Vygostky são relevantes para educadores que ensinam diretamente e também criam ambientes de aprendizagem. Um aspecto importante do ensino em ambas as situações é a aprendizagem assistida. A aprendizagem assistida, ou participação orientada na sala de aula, requer andaimes de aprendizagem - dar informações, pistas, lembretes, incentivos no momento certo e nas quantidades certas, e então, gradualmente, permitir que os alunos trabalhem cada vez mais sozinhos. Devemos atuar na área de desenvolvimento proximal da criança, fase na qual a criança não consegue resolver um problema sozinha, mas pode ter sucesso com a orientação de um adulto.A teoria de Vygostky sugere que os professores precisam fazer mais do que simplesmente arrumar o ambiente de modo que os alunos possam descobrir coisas sozinhos. os alunos devem ser guiados por explicações, demonstrações e trabalhos com outros colegas. Além disso, os alunos devem ser estimulados a usar a linguagem para organizar seus pensamento e a falar sobre o que estão tentando realizar. O diálogo e a discussão são caminhos importantes para a aprendizagem.
REFERÊNCIA
WOOLFOLK, A. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.