Jean Piaget (1896 -1980) é o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento. Este importante teórico dedicou-se a investigar cientificamente como se constitui o conhecimento. Ele contribui para que se estudasse cuidadosamente e profundamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais de conhecimento lógico, tais como as de tempo, espaço, objeto, casualidade, etc. Por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, o nome dado a sua ciência foi de Epistemologia Genética, que é entendida como estudo dos mecanismos de formação do conhecimento lógico. Segundo Piaget, nossos processos de pensamento mudam desde o nascimento até a maturidade, pois estamos constantemente lutando para atribuir sentido ao mundo.
Piaget identificou quatro fatores - a maturação biológica (o desdobramento das mudanças biológicas geneticamente programadas em cada humano na concepção), a atividade (capacidade crescente de agir sobre o ambiente e aprender com ele), as experiências sociais (interação com as pessoas a nossa volta), e a equilibração - que interagem e influenciam as mudanças no pensamento. Nosso desenvolvimento cognitivo é influenciado pela transmissão social, ou o aprendizado com os outros. Piaget conclui que todas as espécies herdam duas tendências básicas, ou "funções invariantes". A primeira dessas tendências é a organização - as pessoas nascem com uma tendência a organizar seus processos de pensamento em estruturas psicológicas, ou seja, tendem a combinação, ordenação, recombinação, e reordenação de comportamentos e pensamentos em sistemas coerentes. A segunda tendência é a adaptação , ou ajustamento ao ambiente. As pessoas tendem a se adaptar ao seu ambiente através de dois processos básicos: a assimilação (ocorre quando as pessoas usam seus esquemas existentes para atribuir sentido aos eventos do seu mundo) e a acomodação (ocorre quando uma pessoa deve mudar os esquemas existentes para responder a uma nova situação). Tais estruturas são nossos sistemas para compreender e interagir com o mundo. Piaget deu um nome especial a essas estruturas; elas são chamadas de esquemas, tais esquemas são os elementos básicos do pensamento.
Segundo Piaget, organizar, assimilar e acomodar podem ser vistos como uma espécie de ato complexo de estabilização. Em sua teoria, as mudanças efetivas no pensamento ocorrem pelo processo de equilibração (ato da busca de estabilidade). Piaget teorizou diferenças efetivas para as crianças à medida que crescem. Os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo infantil são: sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e operacional formal. Piaget acreditava que todos as pessoas passam pelo mesmos quatro estágios exatamente na mesma ordem.
A descoberta fundamental de Piaget foi de que os indivíduos constroem seu próprio entendimento; a aprendizagem é um processo construtivo.
REFERÊNCIA
WOOLFOLK, A. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000