As novas didáticas caracterizam-se em geral pelos seguintes aspectos:
a) A importância dada ao aluno, como sujeito ativo da sua aprendizagem, mais do que ao professor enquanto transmissor de conhecimentos.
b) A insistência sobre a construção progressiva de saberes e de saber-fazer, não só através de uma atividade adequada, mas também através de interações sociais tanto entre os alunos como entre o professor e os alunos.
c) A vontade de levantar os obstáculos entre as disciplinas, de privilegiar as competências funcionais e globais em oposição à aquisição de noções e de saberes fragmentados.
d) A vontade de tornar a escola receptiva à vida, de consolidar as aprendizagens escolares nas experiências cotidianas, na "vivência" dos alunos.
e) O respeito pela diversidade das personalidades e das culturas.
f) A valorização da autonomia da criança, do "self-government"do grupo-turma, pelo menos dentro de certos limites.
g) O valor consagrado à motivação intrínseca, ao prazer, à vontade de descobrir e de fazer, em oposição ao método de promessas e ameaças.
h) A importância dada aos aspectos cooperativos do trabalho escolar e do funcionamento do grupo-turma, em oposição às tarefas estritamente individuais e à competição entre os alunos.
i) A importância dada à educação e ao desenvolvimento da pessoa, em oposição a uma ênfase exclusiva sobre os saberes ou os saber-fazer.
Nem todos os movimentos pedagógicos, nem todos os professores, concedem a mesma importância a todos estes temas, Mas, quaisquer que sejam a intensidade e as ênfases, a ruptura com as didáticas tradicionais traduz-se sempre numa redefinição das tarefas.
Neste vídeo podemos ter uma ideia de como funciona as novas didáticas, ou melhor, como a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP pretende tornar o conhecimento através do Projeto Condigitais (Multimídia no Ensino) mais interessante e condizente com a atualidade por meio de recursos de multimídia capazes de ensinar os alunos de forma mais acessível e atrativa. O material apresentado pela (UNICAMP) traz uma proposta muito interessante para a educação. É uma nova estratégia didática, uma nova alternativa de ensino para cativar os alunos despertando neles o interesse pela aprendizagem e tentando fazer com que estes alunos intendam os conceitos de uma forma diferente, através de sons, imagens, experimentos e de muita interatividade.
Fica o convite para assistir o vídeo e descobrir como ensinar pode ser divertido tanto para o aluno quanto para o professor.
Clique no título abaixo para assistir ao vídeo.
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Multimídia no Ensino - UNICAMP
REFERÊNCIA
Novas didácticas e estratégias dos alunos face ao trabalho escolar. In: Práticas pedagógicas, profissão docente e formação - Perspectivas Sociológicas, do autor Perrenound, P. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1993.