O mundo das tecnologias de comunicação e de informação
(tics) nos dias atuais é algo tão necessário quanto o ar que respiramos. As Tecnologias, num mundo globalizado, são
fundamentais para o nosso desenvolvimento social, pessoal, intelectual e
cultural. Desta forma, no âmbito da educação, Gilly Salmon (2001) apresenta um
modelo teórico de tutoria online no ensino/aprendizagem em ambientes
b-learning. Antes de apontar o modelo de
tutoria online defendido por Salmon torna-se necessário esclarecer qual a importância
da tutoria online num contexto de ensino a distância. O papel de um tutor online,
segundo as autoras (Pessoa et al., 2008) é a de “criar, desenvolver, acompanhar e
avaliar o processo de interação e de ensino-aprendizagem, que decorre num
ambiente de aprendizagem online”. Este papel pode ser desenvolvido em um
ambiente virtual de aprendizagem, fazendo uso de diferentes ferramentas: as
síncronas e as assíncronas. As síncronas são caracterizadas por decorrerem em
tempo real, ou seja, todos devem estar conectados no mesmo dia e à mesma hora para
interagirem uns com os outros (ex. chat, Skype, Messenger, etc.). E as
assíncronas, são as ferramentas que se pode aceder quando se tem possibilidade
(ex. email, blogs, fórum de discussões, etc.). Dentro do modelo criado por
Salmon (2001) para tutoria online o papel do tutor se destaca em cinco estádios.
São eles:
1- Acesso e
motivação: Neste estádio o e-formador tem
o papel de possibilitar o fácil acesso a plataforma e de motivar os e-formandos
a participarem e colaborarem neste ambiente de ensino/aprendizagem virtual. Esta
motivação pode ser feita através de uma mensagem de boas vindas deixada na
plataforma ou ainda de um email individual. Esta etapa termina quando ocorrem as
primeiras mensagens pelos participantes.
2- Socialização
online: Pressupõe o estabelecimento da
identidade online de cada participante, seguida da descoberta dos outros com os
quais vai interagir. Cabe ao e-formador a responsabilidade de familiarizar os
seus formandos e de criar oportunidades de interacção social entre eles. Essa
socialização pode ser feita tanto através de mensagens como de atividades
propostas para este fim (ex. Apresentação individual ou criação de uma
conferência ou fórum de discussão destinado às apresentações de cada um). Esta
etapa termina quando os participantes começam a partilhar online um pouco deles
próprios.
3- Troca de
informação: Neste estádio cabe ao
e-formador planear e operacionalizar todo um conjunto de atividades que
incentivem uma troca de conhecimentos relevantes para o próprio curso. Cabe
ressaltar que é importante existir um ambiente colaborativo e de interacção
entre os participantes para a realização das atividades propostas. Esta etapa
termina quando se inicia a construção de conhecimento.
4- Construção do
conhecimento: É marcado por uma
aprendizagem interactiva e construtiva. Os participantes exploram factos, tomam
e discutem posições num formato argumentativo, reflectem e reavaliam as suas
posições. O e-formador deve comportar-se como um participante apoiando e
estimulando a procura de respostas e fazendo uma síntese durante os debates.
5- Desenvolvimento
pessoal: procura de benefícios do
sistema que permitam aos e-formandos alcançar os seus objetivos pessoais. Permite
aos e-formandos reflectirem e participarem mais ativamente sobre o seu processo
de aprendizagem. Cabe ao e-formador apoiar e tirar as dúvidas dos
participantes.
Além do modelo
caracterizado por Salmon (2001) cabe ainda destacar que segundo as autoras (Santos,
et al) o e-formador deve ter certas competências que auxiliam e facilitam o
desempenho da tutoria online. Tais como: dominar os conteúdos do programa,
mostrar disponibilidade e flexibilidade na preparação, animação, saber dar
feedback, demonstrar empatia e abertura de forma a facilitar a comunicação
entre todos, possuir conhecimentos sobre tecnologias informáticas etc.. Além de
saber proporcionar um ambiente onde os e-formandos se sintam parte integrante
do grupo.
Referência
Bibliográfica:
Pessoa, T.,
Barreira, C., Santos, T. & Póvoa, L. (2008, Setembro). A tutoria online. Comunicação apresentada no Colóquio sobre
Questões Curriculares- Florianópolis.