O LMS
(Learning Management Systems) funciona como uma plataforma de apoio as aula no
ensino presencial que traz muitas vantagens a docentes e discentes. O LMS é uma
plataforma de espaço online privado que proporciona interacção entre professor-alunos
e alunos-alunos, um espaço de partilha de conteúdos (através de meios de
comunicação síncrona e assíncrona) e o acesso aos conteúdos. Alguns modelos de
LMS são: Blackboard, WebCT, AulaNet e Moodle. Essas plataformas, se bem
utilizadas, são de grande importância para o ensino presencial porque aumentam
a capacidade tanto de alunos quanto de professores de continuarem com o seu
processo de ensino/aprendizagem fora do espaço presencial. Os LMS possibilita
aos alunos uma maior autonomia para dar continuidade ao seu processo de aprendizagem.
Com os LMS o professor tem a oportunidade de se aproximar mais de seus alunos
podendo dar-lhe maior apoio em suas tarefas. Para Carvalho (2008) o LMS traz
vantagens ao professor porque faz deste um “orientador do processo de
aprendizagem dos alunos, apoiando-os, incentivando-os à reflexão e ao debate”. Além
disso, com esta ferramenta o professor pode disponibilizar recursos sobre a
unidade curricular em “todos os formatos (textos, áudios, vídeos, documentos
interactivos, apresentações de PowerPoint, ficheiros em formato pdf, páginas
Web, etc.)”.
Referência
Bibliográfica:
Carvalho, Ana
Amélia A. (2008). Os Lms no Apoio ao Ensino Presencial: dos conteúdos às
interacções: Revista Portuguesa de
Pedagogia, 42-2, 101-122.