No seu livro
The Mobile Academy mLearning for Higher Education, Clark N. Quinn (2012) fala sobre os benefícios
da integração, ou seja, da facilidade de partilhar informações através de dispositivos móveis.
Essa integração cria oportunidades e facilidades para se pensar o ensino à
distância. Além disso, Quinn (2011) caracteriza os 4 Cs do dispositivo móvel,
os quais indicam um conjunto muito útil para o ensino-aprendizagem de modo m-learning.
A saber, os 4 Cs que o autor aponta em seu livro são respectivamente: Content
(conteúdo); Capture (capturar); Compute (computar) e Communicate (comunicar). Mas, a que se
refere especificamente o autor quando aponta para os 4Cs e qual a sua
importância real no ensino à Distância?
Segundo
Quinn (2012) o conteúdo é qualquer
tipo de documento (texto ou gráfico), áudio e vídeo que pode ser armazenado, partilhado
e acessível via dispositivo móvel, independentemente de onde o usuário se
encontre. Este, pode aceder a arquivos áudio ou de vídeos, de palestras, entrevistas,
documentários, capítulos de livros didáticos, artigos, etc...
Já a captura relaciona-se com o que o
usuário pretende produzir, ou seja, é o material recolhido e produzido pelo
indivíduo. O usuário pode produzir arquivos através de seu dispositivo móvel tais
como imagens, áudios, vídeos, etc.. E este mesmo dispositivo permite guardar e
compartilhar todo o material capturado e produzido.
A partir
do momento que passamos a partilhar a nossa produção (nossos arquivos), isto é,
quando disponibilizamos os nossos conteúdos para outras pessoas, então
encontramos desta forma um outro C, comunicar. Quinn (2012) aponta a comunicação como um ato de interação, a
qual pode ser dada de forma síncrona ou assíncrona. Qualquer usuário pode se
comunicar e de várias formas, tais como: via chat, vídeo, através de fotos, voz
etc.. Esta particularidade, na modalidade de
ensino a distância, é de extrema importância pois facilita e aproxima a facilita
a comunicação entre alunos, professores, especialistas e tutores.
O último
C apresentado por Quinn (2012) fala sobre computar;
são facilidades que programas, ferramentas ou aplicativos adquiridos que
permitem ao usuário obter resultados que os seres humanos não teriam
capacidade, tempo, conhecimento ou memória suficiente para calcular e
armazenar. Exemplo de utilização: um aluno pode inserir alguns parâmetros
observados, como uma quantidade e uma área e calcular a respectiva densidade ou
mesmo algo mais complexo.
Por
outro lado Quinn (2012) sublinha que é possível efetuar combinações dos 4 Cs,
possibilitando desta forma um aumento da nossa capacidade cognitiva. A
utilização simultânea de mais de um dos 4 Cs potencia a dinâmica do
ensino/aprendizagem à distância.
Referência
Bibliográfica
Quinn, C. (2012). The mobile academy: mLearning for
higher education. Disponível em: http://www.designingmlearning.com/TheMobileAcademySample.pdf. Acesso em 07 Março 2013.