sexta-feira, 8 de março de 2013

Os 4 Cs de Quinn (2011) e o seu vínculo com a educação à distância.



No seu livro The Mobile Academy  mLearning for Higher Education,  Clark N. Quinn (2012) fala sobre os benefícios da integração, ou seja, da facilidade de partilhar  informações através de dispositivos móveis. Essa integração cria oportunidades e facilidades para se pensar o ensino à distância. Além disso, Quinn (2011) caracteriza os 4 Cs do dispositivo móvel, os quais indicam um conjunto muito útil para o ensino-aprendizagem de modo m-learning. A saber, os 4 Cs que o autor aponta em seu livro são respectivamente: Content  (conteúdo);  Capture (capturar);  Compute (computar) e Communicate (comunicar). Mas, a que se refere especificamente o autor quando aponta para os 4Cs e qual a sua importância real no  ensino à Distância?
Segundo Quinn (2012) o conteúdo é qualquer tipo de documento (texto ou gráfico), áudio e vídeo que pode ser armazenado, partilhado e acessível via dispositivo móvel, independentemente de onde o usuário se encontre. Este, pode aceder a arquivos  áudio ou  de vídeos, de palestras, entrevistas, documentários, capítulos de livros didáticos, artigos, etc...
Já a captura relaciona-se com o que o usuário pretende produzir, ou seja, é o material recolhido e produzido pelo indivíduo. O usuário pode produzir arquivos através de seu dispositivo móvel tais como imagens, áudios, vídeos, etc.. E este mesmo dispositivo permite guardar e compartilhar todo o material capturado e produzido.
A partir do momento que passamos a partilhar a nossa produção (nossos arquivos), isto é, quando disponibilizamos os nossos conteúdos para outras pessoas, então encontramos desta forma um outro C, comunicar. Quinn (2012) aponta a comunicação como um ato de interação, a qual pode ser dada de forma síncrona ou assíncrona. Qualquer usuário pode se comunicar e de várias formas, tais como: via chat, vídeo, através de fotos, voz etc.. Esta particularidade, na modalidade de  ensino a distância, é de extrema importância pois facilita e aproxima a facilita a comunicação entre alunos, professores, especialistas e tutores.
O último C apresentado por Quinn (2012) fala sobre computar; são facilidades que programas, ferramentas ou aplicativos adquiridos que permitem ao usuário obter resultados que os seres humanos não teriam capacidade, tempo, conhecimento ou memória suficiente para calcular e armazenar. Exemplo de utilização: um aluno pode inserir alguns parâmetros observados, como uma quantidade e uma área e calcular a respectiva densidade ou mesmo algo mais complexo.
Por outro lado Quinn (2012) sublinha que é possível efetuar combinações dos 4 Cs, possibilitando desta forma um aumento da nossa capacidade cognitiva. A utilização simultânea de mais de um dos 4 Cs potencia a dinâmica do ensino/aprendizagem à distância.

Referência Bibliográfica
Quinn, C. (2012). The mobile academy: mLearning for higher education. Disponível em: http://www.designingmlearning.com/TheMobileAcademySample.pdf. Acesso em 07 Março 2013.