“Web 2.0 - a segunda geração
da internet”. Um novo recomeço.
Diante
de um contexto de exploração comercial da internet, durante os anos 90, onde a maior
parte dos serviços oferecidos pela internet era paga e onde milhares de empresas
estavam surgindo ao clique da criação de uma página sem grandes custos e com
vista a grandes lucros. Investidores visionários eram atraídos com todas essas vantagens
oferecidas pelas então chamadas empresas virtuais, ou seja, empresas “ponto-com”.
Nesta época a preocupação central era investir-se em ideias e não em estrutura
real, o foco era o investidor e o negócio criado e não o usuário ou o cliente
desta empresa. Durante o ano de 2001 percebe-se uma grande mudança quando a
bolha das empresas ponto-com começa a entrar em colapso e quando se pensava que
o futuro da internet haveria chegado ao fim eis que surge a Web 2.0. O conceito de Web 2.0 surgiu a partir de uma
conferência de brainstorming entre O’Reilly
e a MediaLive International onde ficou estabelecido novas regras da internet e uma nova
possibilidade de investimento empresarial muito mais voltado para a
estrutura real e muito mais preocupada com a participação do usuário e não mais com a dos investidores. Diante da análise dos modelos de negócios de empresas como
o Google e a Amazon.com, que foram uma das poucas que conseguiram superar o
estouro da bolha em 2000, uma nova moldura foi dada ao uso da internet o que
possibilitou a continuação do sucesso das páginas da internet e criação de
novos padrões para esta. A inteligência coletiva passa a desempenhar um papel
de suma importância dentro desse contexto, usuários passam a colaborar na construção
e no desenvolvimento de conteúdos, serviços e produtos.
Algumas
das propostas formuladas durante a conferência Web 2.0 para definir o que vinha
a ser a Web 2.0 e a sua diferença com relação a Web 1.0 podem ser visualizadas
na tabela abaixo:
Dessa
forma a web passa a ser encarada como uma plataforma, onde todos podem
fazer publicações onlines sem a
necessidade de se criar uma página web para isso. A interatividade aumenta com
a possibilidade real de interação social, conteúdos são gerados pelos usuários,
serviços passam a serem personalizados, alguns exemplos desses serviços são os
blogs e as suas variações, as redes sociais e os sites de compartilhamento de
arquivos. Para exemplificar temos esta imagem onde se pode visualizar melhor alguns
dos recursos oferecidos pela Web 2.0 nos dias de hoje.
Com a Web 2.0 o usuário se
tornou peça fundamental nas páginas da web. E o seu poder de decisão está a
um clique ou a um toque da tela.
Referências bibliográficas:
O'Reilly, T. (2009). que é web 2.0 . O'Reilly Media.
Cíntia Costa. HowStuffWorks - Como funciona a Web 2.0. Publicado em 27 de fevereiro de 2008 (atualizado em 11 de julho de 2008) http://informatica.hsw.uol.com.br/web-201.htm (30 de abril de 2013)