quarta-feira, 1 de maio de 2013

Web 2.0 - Um novo recomeço.


“Web 2.0 - a segunda geração da internet”.  Um novo recomeço.
Diante de um contexto de exploração comercial da internet, durante os anos 90, onde a maior parte dos serviços oferecidos pela internet era paga e onde milhares de empresas estavam surgindo ao clique da criação de uma página sem grandes custos e com vista a grandes lucros. Investidores visionários eram atraídos com todas essas vantagens oferecidas pelas então chamadas empresas virtuais, ou seja, empresas “ponto-com”. Nesta época a preocupação central era investir-se em ideias e não em estrutura real, o foco era o investidor e o negócio criado e não o usuário ou o cliente desta empresa. Durante o ano de 2001 percebe-se uma grande mudança quando a bolha das empresas ponto-com começa a entrar em colapso e quando se pensava que o futuro da internet haveria chegado ao fim eis que surge a Web 2.0.  O conceito de Web 2.0 surgiu a partir de uma conferência de brainstorming entre O’Reilly e a MediaLive International onde ficou estabelecido  novas regras da internet e uma nova possibilidade de investimento empresarial  muito mais voltado para a estrutura real e muito mais preocupada com a participação do usuário e não mais com a dos investidores. Diante da análise dos modelos de negócios de empresas como o Google e a Amazon.com, que foram uma das poucas que conseguiram superar o estouro da bolha em 2000, uma nova moldura foi dada ao uso da internet o que possibilitou a continuação do sucesso das páginas da internet e criação de novos padrões para esta. A inteligência coletiva passa a desempenhar um papel de suma importância dentro desse contexto, usuários passam a colaborar na construção e no desenvolvimento de conteúdos, serviços e produtos.
Algumas das propostas formuladas durante a conferência Web 2.0 para definir o que vinha a ser a Web 2.0 e a sua diferença com relação a Web 1.0 podem ser visualizadas na tabela abaixo:

Dessa forma a web passa a ser encarada como uma plataforma, onde todos podem fazer publicações onlines sem a necessidade de se criar uma página web para isso. A interatividade aumenta com a possibilidade real de interação social, conteúdos são gerados pelos usuários, serviços passam a serem personalizados, alguns exemplos desses serviços são os blogs e as suas variações, as redes sociais e os sites de compartilhamento de arquivos. Para exemplificar temos esta imagem onde se pode visualizar melhor alguns dos recursos oferecidos pela Web 2.0 nos dias de hoje.


Com a Web 2.0 o usuário se tornou peça fundamental nas páginas da web. E o seu poder de decisão está a um clique ou a um toque da tela. 

Referências bibliográficas:

O'Reilly, T. (2009). que é web 2.0 . O'Reilly Media.

Cíntia Costa.  HowStuffWorks - Como funciona a Web 2.0.  Publicado em 27 de fevereiro de 2008  (atualizado em 11 de julho de 2008) http://informatica.hsw.uol.com.br/web-201.htm  (30 de abril de 2013)