Segundo Palloff & Pratt (2002), citado por Carvalho & Gomes (2012) as comunidades online são espaços na internet onde as pessoas se unem em torno de interesses e objetivos mútuos. Os autores destacam que a expressão "comunidade de aprendizagem" muitas vezes é usada como sinônimos de "comunidade prática, comunidade virtual e comunidade de inquirição". Cabe ressaltar como surgiu o termo comunidade, este surgiu primeiramente em um contexto presencial (com a estipulação de um espaço geográfico) mas logo tomou outras proporções e com a ajuda da internet este passou a fazer parte do ciberespaço aproximando pessoas de diferentes lugares. Com a aproximação online estas pessoas tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em contextos formais e informais de aprendizagem. (Carvalho & Gomes, 2012).
Para que a comunidade funcione de forma satisfatória é preciso contar com quatro fatores primordiais. São eles: "Quantidade de pessoas envolvidas, capaz de constituir diversidade e volume de comunicação para manter a comunidade; o tempo, que deve ter uma duração suficiente para o estabelecimento e desenvolvimento da comunidade; os sentimentos suporte do relacionamento; e por último, as relações pessoais que se estabelecem". (Rheingold, 2000, citado por Carvalho & Gomes, 2012).
As comunidades online de aprendizagem estão divididas de duas formas: a primeira, em contexto formal de aprendizagem, que pode acontecer, como exemplo, em cursos de licenciatura (unidades curriculares); cursos de atualização ou especialização e cursos de mestrado; e a segunda, em contexto informal, temos como exemplos a comunidade WELL ( Whole Earth 'Lectronic Link) e a Massively Multiplayer Online Game (MMOG).
Para Carvalho e Gomes as comunidades são importantes por se inserirem numa abordagem socio-construtiva, o que proporciona aos indivíduos a capacidade de autonomia e no desenvolvimento de uma "aprendizagem ativa e colaborativa dos seus membros". (2012, p. 124).
Por último destaca-se aspectos a serem observados no desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem online: São eles, segundo Paloff e Pratt, 2002, citado por Carvalho & Gomes, 2012.
1 - Interação ativa, tanto relacionado ao conteúdo quanto a comunicação pessoal;
2 - Aprendizagem colaborativa, que se percebe a paritr dos comentários dirigidos de um aluno a outro;
3 - Significado construído socialmente, evidenciado pelo acordo ou pelo questionamento;
4 - Partilha de recursos entre os membros;
5 - Expressões de apoio e de estímulo trocada entre alunos;
6 - Vontade de avaliar criticamente o trabalho dos colegas.
Não se pode deixar de mencionar o papel importante que o professor desempenha em uma comunidade online de aprendizagem. É ele o responsável por manter o desenvolvimento da comunidade. O professor, dentro deste contexto é "facilitador, organizador, animador e comunicador de informações", e exerce seu papel em quatro áreas: "pedagógica, social, administrativa e técnica".(Paloff e Pratt, 2002, citado por Carvalho & Gomes, 2012).
Referências Bibliográfica:
Carvalho, A.& Gomes, T. (2012). Comunidades de aprendizagem online em contextos formais e informais. In Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspectivas, 4, 121-147. Universidade de Coimbra.